terça-feira, 16 de junho de 2015

O Bigode do Veloso - "Rei morto, Rei posto"


Estão desfeitas as dúvidas, se é que ainda as havia. Rui Vitória foi oficialmente apresentado como o novo técnico do SL Benfica. Do homem, sabe-se que é pacato, de boas relações, humilde e pouco dado a folclores; enquanto treinador assume-se relativamente distante, suficientemente autoritário e bastante convicto do caminho a seguir a partir daqui.

Não tem, no entanto, experiência de clube grande. Entre as equipas que orientou, o Vitória minhoto foi o seu maior desafio. Esta é uma das minhas preocupações. O “jogo de posse” é outro, caso esta signifique constantes passes para trás e para o lado.

Rui Vitória terá de perceber o que os adeptos querem, que é acima de tudo ganhar, mas não basta, é preciso jogar com agressividade, intensidade e sem medo de partir para cima da defesa adversária. O futebol atacante – honra a Jorge Jesus – é uma herança para manter, ainda que desejavelmente temperado por momentos cerebrais, sobretudo nos jogos contra adversários de maior gabarito, bem ao estilo de Vítor Pereira.

Não será fácil fazer esquecer o legado de Jorge Jesus, mas o agora treinador sabe que conta com o Terceiro Anel e o apoio incondicional da Direção, como o Presidente fez questão de reforçar no seu discurso. Tudo o mais dependerá da qualidade do trabalho desenvolvido, da sorte e dos jogadores que forem postos à sua disposição.

Neste particular, Rui Vitória deve estar satisfeito pois ficou a saber que liderará uma equipa composta por jogadores de qualidade equivalente aos que foram orientados por Jesus. Cabe agora ao Presidente honrar a palavra, como sempre tem feito.

Neste capítulo, desejo que renovemos rapidamente com Maxi. Quer mais dinheiro? Sim senhor, passem o cheque (obviamente presumindo que o máximo é o teto salarial em vigor e nunca o jogador desejará mais do que isso). Mesmo que isso signifique pagar um pouco acima do que a idade do jogador e a sua longevidade possam aconselhar. A sua dedicação, entrega e sentimento ao longo de quase uma década não têm preço e são, sobretudo, estes jogadores que o clube tem de reconhecer.

Com alguns reforços, alguns miúdos que Jesus não quis e o grosso do plantel vamos lá enfrentar a época 2015/2016.

Ao Rui Vitória, votos de muita sorte e muito sucesso. Certamente que o trabalho, se for sério e de qualidade, será devidamente reconhecido e compensado. Os adeptos estão contigo desde o primeiro dia! Bem-Vindo, Rui!




PS- Há muito tempo que não sabia o que era ouvir palavras como “académico” e “empírico” na mesma frase!


Saudações Benfiquistas,

O Damião dos Damiões

Sem comentários :

Enviar um comentário