quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Remate na Gaveta - "O que a memória ama fica eterno"

Dizem os entendidos que a memória é a capacidade que o ser humano tem de adquirir, armazenar e recuperar informações que lhes são disponibilizadas. É a base do seu conhecimento, mas deteriora-se com o tempo, pelo que o Homem a deve trabalhar e, acima de tudo, estimular.

Eu, como Memória que sou, posso dizer-vos que a definição está correta, mas vou acrescentar mais alguns detalhes que vocês não sabem…

A memória é como um daqueles armários de arquivo, com enormes gavetas de correr e devidamente ocupadas por muitas pastas, organizadas por ordem alfabética, um pouco à semelhança da forma como os médicos de família organizavam o historial de todos os seus pacientes. Esse é o Meu aspeto físico, o Meu “corpo”!

Com o tempo, essas gavetas e pastas vão ganhando pó, vão ficando mais baças, pelo que é aconselhável que o Homem tenha a iniciativa de fazer uma faxina ao seu arquivo, exercitando a sua memória, eternizando momentos!

Vou confessar-vos uma coisa: o Meu “corpo” tem uma gaveta bem grande e na frente dessa gaveta uma etiqueta colada com o título “Futebol”!

Há quem defenda que o indivíduo é a soma dos seus sentidos. Pois Eu estou “alojada” num ser humano que nasceu a dar toques na bola, cresceu a ver alguns dos melhores do Mundo, já sentiu o faro do golo e ouviu as claques nas bancadas, aprendeu o doce saber da vitória e o amargo de boca da derrota! O Futebol faz parte dele, ou melhor, parte dele é Futebol!Só isso explica o facto de nos últimos 20 anos ter enchido a gaveta "Futebol" de tantas e tão boas recordações.
A rubrica “Remate na Gaveta” pretende expressar cada um dos momentos de faxina dessa gaveta, tem como objetivo abrilhantar cada uma dessas pastas: partilhar todos os momentos que guardei!

Amo todos esses momentos, prometo-vos que ficarão eternos!

Assinado: a Memória do João