terça-feira, 21 de outubro de 2014

Remate para a Bancada - Željko Obradović

O que diferencia as pessoas que conseguem mais do que as outras, ou aquelas que são mais felizes do que as outras, é a maneira como ao longo da vida gerimos os nossos talentos, sejam eles físicos, intelectuais e económicos. 
Željko Obradović é um nome muito conhecido e respeitado no basquetebol europeu. Para muitos, o maior de todos os tempos. 

A sua competência está espelhada, nos feitos que tem atingido, ao longo dos seus mais de 20 anos de experiência. Esta lenda viva, que tem apenas 54 anos, treinou clubes como o Partizan, o Joventut Badalona e o Real Madrid. Mas foi ao serviço do Panathinaikos, da Grécia, que se tornou imortal. Obradović guiou o PAO de 1999 até 2012, vencendo 7 taças da Grécias, 11 campeonatos nacionais e 5 euroligas.

Com estas conquistas, eternizou o seu nome na história deste clube, mas também no coração dos seus adeptos. Em 2013, resolveu abraçar uma nova experiência, tendo assumido o comando técnico do Fenerbahçe.
Regressou em Março deste ano para defrontar a sua antiga equipa. A emoção estava ao rubro e 20.000 adeptos encheram o pavilhão do PAO para o receber, apesar de ser um adversário. A claque da casa, no intervalo do jogo, fez descer um enorme pano com a cara de Obradović pintado e com a descrição: “The king is back. O agradecimento foi tão grande, que obrigou o treinador a dizer umas palavras aos adeptos: “You understand how difficult this is for me. I love you all very, very, very much”.

No final, todos pediam o seu regresso, a fim de destronarem o Real Madrid como o clube com o maior número de títulos na Euroliga. O Pana precisa de mais duas conquistas e querem o Sérvio para os comandar…

“...E aqueles que por obras valerosas


se vão da lei da morte libertando” Camões






RESPECT Željko Obradović
Até ao remate da próxima semana,
Adrien S