domingo, 19 de abril de 2015

O mundo é bué de cenas - Insónias!

Eu sou a Sara: Sara para os amigos, Sara Moreira quando a mãe está chateada, Sarona nos tempos áureos de voleibolista, Siri para os amigos de Timor-Leste, SMS por causa das iniciais. 

Gosto de pisar as folhas que caem no outono, de estalar os dedos, de contar piadas secas e de dizer palavras feias enquanto vejo futebol.

Para além disto, sou professora. E adoro! Ensino Língua Portuguesa pelo mundo e sinto que tenho o mundo na ponta dos pés: salto de país em país, corro pelos céus, corto metas culturais fantásticas. Dá-me prazer estar onde sou precisa, onde o que faço é valorizado por quem pouco tem.

Saí de casa aos vinte e cinco e rumei, sozinha, à ilha crocodilo – Timor-Leste. O que estava para ser apenas um contrato de três meses estendeu-se a dois anos naquele magnífico país. Ensinei, formei, eduquei; cresci, aprendi, vivi intensamente. Conheci-me como nunca pensei que poderia conhecer e comecei a ambicionar fazer disto vida: ser professora em todo o lado menos em Portugal. No ano passado, foi o Uganda o meu país de acolhimento, e lá residi nos lugares mais inóspitos e esquecidos pelos demais. Não ensinei português, dei formação a professores primários, aulas de inglês a crianças de um centro de detenção juvenil e criei um projeto de literacia para adultos. Agora aguardo para voltar à comunidade timorense, ao povo que me recebe tão bem e, assim, continuar o trabalho que deixei em 2013.


As minhas histórias, aqui, serão o espelho do que experiencia, do que sinto, das histórias geniais e estranhas das quais serei a personagem principal. Até porque, e cada vez mais tenho certeza disso, “o mundo é bué de cenas”!

SMS

* Todos os domingos, a SMS diz que O mundo é bué de cenas.

1 comentário :