terça-feira, 17 de março de 2015

Guilty Pleasure - Tobias, futuro melhor central português de sempre

Numa semana em que o Tobias ficou na bancada e o Ewerton fez um bom jogo com o Marítimo, parece-me o dia ideal para relembrar quem deve ocupar a vaga na defesa central esquerda do Grande Sporting. Neste momento, não há qualquer dúvida que a aposta tem e deve ser feita no craque Tobias.

Este jogador apareceu como uma bolsa de oxigénio, numa altura onde respirar era algo muito complicado. O Xerife Maurício (que garra!) e o Sarr nunca se mostraram com a qualidade necessária para serem titulares no nosso clube. O segundo parece-me que nem no plantel tem lugar, sendo o Nuno Reis muito superior.

A taça Lucílio Batista foi a rampa para entrar na equipa principal. Com o projeto que se criou para essa taça, notou-se que o Tobias estava preparadíssimo para agarrar a posição como titular ao lado do Paulo Oliveira.

A qualidade técnica é mais que muita, é aguerrido no corte da bola, bom no jogo aéreo e com um posicionamento bom. Neste caso sim, o potencial é incrível. Se para o Sarr o potencial é enorme porque ele é tão fraco que só pode melhorar, o Tobias já é bom e o limite é claramente ser um dos melhores centrais portugueses de sempre. Quero acreditar que sim.

Claro que não me esqueço que é da casa! Que orgulho! Veste de verde desde os 11 anos, e inspirando-me nas palavras do Sérgio Conceição, a pele já deve estar listada da cor verde e branca. Nos últimos anos, com a exceção Beto, não me recordo de surgirem da Academia muitos centrais com qualidade. Achou-se, em dada altura que o Marco Almeida podia ser o futuro mas depressa se percebeu que não. Curiosamente, nestes dois anos passados, surgem 5 nomes de defesas centrais que podiam dar ao Sporting o estatuto de escola de centrais, refiro-me a Pedro Mendes, Ilori, Dier, Reis e Tobias. Aos três primeiros estimo bem que se f****, o Reis gostava que tivesse uma oportunidade com o plantel principal e o Tobias é o assunto deste post.

Acho que a aposta no Tobias já foi uma decisão acertada por parte do Marco Silva. Tenho que lhe agradecer a aposta e a coragem em colocar um miúdo como titular. Devo também ter uma palavra de agradecimento para duas pessoas que, sem elas não teria o prazer de ver jogar o Tobias:
Eric Dier e Tiago Ilori… Obrigado .|.

Quero continuar a ver o Tobias no onze! Domingo com o Vitória marcará um golo para poder festejar como um verdadeiro Leão! Força Tobias! Sporting Sempre!

Saudações Leoninas

Adrien S.

1 comentário :