segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Guilty Pleasure - Bruno, há coisas a dizer (comunicar)

Quando nos tentamos esticar muito para tocar no céu, acontece uma de duas coisas. Ou realmente alcançamos ou perdemos o equilíbrio e caimos. Saiu-nos a bola número dois.

Para o dia de hoje, e porque apenas escrevo uma vez por semana, havia três temas possíveis: o empate em Belém, o jogo com o Wolfsburgo e a comunicação oficial do clube.

Muito sinceramente, não me apetece falar da incompetência do empate. Na verdade, quando não vencemos o Benfica, percebi que estaríamos fora da discussão do título. Como se tratou dos dia dos namorados, nem tive oportunidade de ver o jogo. Aquela conversa de escolher o Sporting em detrimento da namorada é muito bonita mas na casa dos outros. Hoje não vou falar do jogo!

Nesta semana o ponto importante, e que pode influenciar o nosso sucesso, vou resumir em cinco palavras: Comunicar é diferente de falar!

A comunicação está intimamente ligada com a identidade. É muito importante saber fazer e saber dizer. À mulher de César não lhe basta ser (honesta), também tem que parecer (honesta). E a nossa mulher de César é o Presidente Bruno. Não tenho dúvidas da sua honestidade, mas não está a conseguir comunicá-la. O Presidente é um grande Sportinguista que tem feito um trabalho irrepreensível na recuperação do clube. Nós estávamos numa situação catastrófica e ele contribuiu para um Sporting melhor... sem meias palavras, ajudou a salvar-nos. Terá sempre e para sempre um defensor neste blogue. Apesar disso, não me posso coibir de me manifestar quando há algo que precisa de ser melhorado – a Comunicação. 
Hoje, não é possível reduzir a comunicação à transmissão de mensagens, ela é mais do que isso, é a criação de um ambiente comum entre dois lados que participam fornecendo e extraindo informações entre eles. Paulo Campos Costa, director de marca e comunicação da EDP, disse que o seu maior objectivo é “primar pela diferença e conseguir fazer o que mais ninguém fez”. E nós estamos a conseguir isso! Estamos a criar uma marca forte e a tentar potenciar o imenso mar de pessoas de sangue verde espalhadas por todo o mundo. Há imensos casos de sucesso como o sócio num minuto, a Onda Verde, o Dia do Sporting, Campanha da Missão Pavilhão... all day long baby!
A minha questão passa por saber o porquê de falarmos tanto e comunicarmos tanto? Porque é que usamos o twitter oficial do Clube para provocar os adversários, com informações que não são verdadeiras?  Porque é que o nosso speaker chama visitantes ao Benfica? Porque é que emitimos comunicados a cada situação fora do normal, que surja na impressa? Como é que entra uma tarja a dizer “sigam o king” num jogo?

Carla Reus, penso que explica o que vai na cabeça do nosso presidente quando tenta explicar praticamente tudo o que se passa na vida do clube. Ela refere que “qualquer organização bem sucedida, deve seguir o caminho da transparência, pois se a informação não surge através de canais formais, os canais informais, e na maioria das vezes menos credíveis, encarregar-se-ão de o fazer, conduzindo assim para o descrédito na mudança e resistência à mesma”. Apesar de entender, prefiro um Sporting assertivo, disciplinado, calmo, inovador, não provocatório e seguro no que da comunicação externa diz respeito. O silêncio é uma arma tão poderosa. Mas atenção! A atitude do BdC deve manter-se e deve lutar contra os poderes instituídos no futebol português que tanto prejudicam o nosso Sporting. Mas como já está a fazer imenso, não necessita de falar tanto. Resguardar-se é uma qualidade importante para recuperação de forças.

Força Sporting!
Força Bruno!

Vamos comer esses alemães Wolfsburguenses!!!

Saudações Leoninas

Adrien S.



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