quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A Mística do Dragão – Flopetegui vs Floportistas

Esta semana será esmiuçado um termo que tem surgido no seio portista. “Flopetegui” é então o termo que tem corrido nas bocas de alguns portistas, que consideram o treinador um Flop. 

Uma das principais teses que sustentam este termo é a famosa “rotatividade Lopeteguiana”. Se, por um lado, é verdade que o espanhol tem um plantel numeroso e recheado de qualidade, podendo então recorrer a algumas mudanças no 11 sem que isso comprometa o qualidade dos titulares, por outro lado, os laços de entrosamento não têm sido criados, comprometendo o fio condutor de jogo da equipa, balançando esta de momentos de qualidade máxima para outros momentos de infantilidade também máximos.


Apesar de não concordar com todas as opções de Julen Lopetegui, não consigo ficar indiferente a este tema e achar ridículo que o todo o trabalho de um treinador seja posto em causa ao fim de apenas 3 meses e que, ao contrário dos outros rivais da capital, está a construir uma equipa de raiz. E se é verdade que tem um dos melhores plantéis de sempre da história da Primeira Liga, há que realçar que tem também um dos mais jovens de sempre, utilizando um 11 titular com uma média de idades a rondar os 22 anos. Assim sendo, acho perfeitamente natural que, nesta altura do campeonato, os processos não estejam completamente assimilados, bem como “naturais” os erros principalmente defensivos que esta "tenra" equipa tem revelado.


No meio disto tudo o que mais me entristece é que, numa altura de mudança, os mesmos portistas que utilizam o assobio como principal arma de (des)apoio à equipa, contaminem a união de toda uma nação com a criação de termos desnecessários. Assim, aproveito para lançar um desafio a todos os “Floportistas”: usem essa vossa criatividade nos 92 minutos do jogo, criando então músicas e estandartes em forma de apoio à nossa equipa. Tenho a certeza que juntos somos mais fortes e fazemos a diferença e sei que ficarão tão contentes quanto eu no dia em que o treinador espanhol Julen Lopetegui inscrever o seu nome no historial de treinadores vencedores do campeonato português.


Cristiano Mão de Ferro do Vale