sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Bigode do Veloso - Ter ou não ter, eis a questão

Ponto prévio, nenhum bom bigode benfiquista gosta de perder. Muito menos contra os russos do Villas-Boas. Que fique claro, André, que não perdemos por sermos piores (embora não tenhamos jogado grande coisa), mas sim porque “não temos”!

“Ter” é, de facto, o verbo do momento para as nossas cores. E ter ou não ter um trinco a sério, a questão que exige reflexão.

Para Jorge Jesus, o médio defensivo é a alma, o equilíbrio e o fio de prumo das suas equipas. Dobrar os centrais, compensar os laterais, pressionar alto, impor a sua lei nas divididas, reinar o miolo e, quando possível, chegar à frente, são as missões que o mister espera ver exemplarmente executadas pelo seu número 4 e das quais depende, em grande medida, o sucesso do jogo das suas equipas.

Foi assim com Javi Garcia e Matic; e é assim com Fejsa. E antes de Jesus foi assim com os enormes Katsouranis e Petit.

Atendendo a este passado recente, custa ver o nosso meio campo jogar. Sem Fejsa, não temos um único jogador capaz de garantir excelência na posição de médio defensivo. E, com isso, ressente-se o nosso futebol, não sendo a equipa capaz de se descomplexar no ataque e de se “esquecer” dessa sua fraqueza, confiando que, em caso de perda, está lá “O” homem. Uma equipa que não consiga realizar este exercício, não terá grande sucesso. 

Infelizmente, Samaris, o jogador de 10M€ cuja missão era fazer esquecer Matic (pfff, como se isso fosse possível!) não tem rendido. Questão que se torna mais evidente face às ausências de Amorim e Fesja. Contra o Zenit, a falta de meio campo foi-o ainda mais. E assim será, enquanto não honrarmos a qualidade dos guerreiros que têm vindo a envergar o nosso nº 6.

Numa altura em que não tem muito espaço no seu clube, relembro aquele que, para mim, é um dos jogadores que mais me orgulha ter vestido o Manto Sagrado. Por tudo. Raça, crer, abnegação, desarme, posicionamento, carisma e autoridade, como comprova este desarme memorável. Javi é Benfica e tem de voltar ao Benfica!



PS- Nós também te amamos, Javi!




Saudações Benfiquistas,

O Damião dos Damiões


Sem comentários :

Enviar um comentário