quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Mística do Dragão – Momentos inesquecíveis de 11 anos de Dragão

Parece que foi ontem que vi o nascimento do belo Estádio do Dragão, entre mágicos momentos de pura alegria e outros, embora reduzidos, de tristeza profunda. Vou relembrar sete momentos que jamais esquecerei.

Primeiro momento: 16 de Novembro de 2003, era então inaugurado o Estádio do Dragão. Num jogo particular que juntou as duas equipas europeias mais vencedoras da década transata, FC Porto e  Barcelona.


FC Porto vence o poderoso Barcelona por 2-0 e começa assim a ser “construído” o “covil do Dragão”, um dos estádios mais temidos da Europa.

Segundo momento: Em 2004 na caminhada que levou à conquista da Liga Campeões, o FC Porto recebe o Manchester United na primeira mão dos oitavos de final, e vence por 2-1, com um bis do Benni McCarthy.



Terceiro momento: No decorrer da época 2007/2008 o FC Porto foi eliminado por um ainda tenro Monstro chamado Manuel Neuer. À exceção do golaço indefensável de Lisando Lopez, o internacional alemão que tinha apenas 19 anos fez uma enorme exibição defendendo tudo o que chegava à área germânica. Incluindo as grandes penalidades. Foi um dos momentos mais amargos que senti ao vivo no estádio do Dragão.


Quarto momento: 25/11/2009, o FC Porto jogava contra o Chelsea e apesar de perdermos por uma bola a zero, demonstrámos que não somos mal agradecidos e voltámos a fazer uma vénia ao nosso eterno Mágico Deco.



Quinto momento: 7/11/2010, Dia inesquecível! FC Porto goleava por 5-0 o rival das Amoreiras e começava a ampliar a vantagem sobre o 2º classificado. 



Sexto momento: 18/09/2014 maior goleada da história do clube, na liga dos campeões. FC Porto 6-0 BATE Borisov.


Sétimo momento: Não poderia deixar de referir o momento 92, que na minha opinião foi o momento mais marcante que o Estádio do Dragão presenciou. E porque há imagens que valem mais do que mil palavras, aqui fica um vídeo típico de Gran Finale da rubrica desta semana.


Cristiano Mão de Ferro do Vale