De uma forma muito resumida, um
clube profissional é uma empresa que tem como objetivo obter lucro. Para o
adeptos, não é esta a função base de um clube, mas sim o sucesso desportivo.
Acontece que, na prática, as duas estão ligadas de uma forma muito estreita.
Uma via para se definir se um
clube está a ter sucesso no mercado é através da Brand Finance Football 50.
Esta indica quais as 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo.
Infelizmente, estamos longe de
figurar neste ranking mas... estamos a criar o caminho para chegar! Durante anos a marca
Sporting foi descorada e até abandonada. Aproximar os adeptos e captar novos
simpatizantes não é tarefa fácil, e talvez por essa razão, devesse ser melhor
nem tentar.
Ter uma marca não é mais que definir
um território e atuar sobre o mesmo. O problema aqui é que os territórios estão
continuamente a mudar, por isso temos que estar sempre a trabalhar para estar
em linha com os desejos do território. Um exemplo muito interessante para
verificar estas constantes mudanças é na importância dada ao sócio.
Se num
passado próximo, o facto de alguém ser sócio do Sporting era para “ajudar o
clube”, hoje em dia essas mesmas pessoas reclamam uma contrapartida.
Neste
momento, um adepto quando decide ser sócio do Sporting, está a criar uma relação
com variadas marcas que o vão beneficiar, maioritariamente pela forma
financeira, na sua vida.
Resolvi enumerar algumas
iniciativas que a equipa do Presidente BdC tem feito para potenciar a nossa
marca.
Jornal Sporting |
SportingTV Uma das bandeiras do novo presidente. Conseguiu! Acabou-se o discurso de que "não está a dar nada de jeito na televisão". Obrigado! |
Nova camisola "Champions League" |
Missão Pavilhão |
#Ondaverde |
O título do post refere que
estamos a criar um monstro, quero eu dizer que a marca Sporting está a ser
reconstruída e está a crescer. A equipa de marketing e comunicação do meu clube
é competente e dinâmica. Não se acomodam ao que já fizeram e a adaptação ao
território é constante. Gasto cada vez mais dinheiro com o clube e faço-o
retirando retorno desse investimento.
Obrigado!
Adrien S.