segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Guilty Pleasure - Estamos a criar um monstro!

Nesta interrupção do campeonato, para empréstimo da maioria dos jogadores portugueses do plantel do Sporting à seleção nacional, resolvi pensar um pouco sobre a evolução da marca Sporting no último ano.
De uma forma muito resumida, um clube profissional é uma empresa que tem como objetivo obter lucro. Para o adeptos, não é esta a função base de um clube, mas sim o sucesso desportivo. Acontece que, na prática, as duas estão ligadas de uma forma muito estreita.
Uma via para se definir se um clube está a ter sucesso no mercado é através da Brand Finance Football 50. Esta indica quais as 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo.

Infelizmente, estamos longe de figurar neste ranking mas... estamos a criar o caminho para chegar! Durante anos a marca Sporting foi descorada e até abandonada. Aproximar os adeptos e captar novos simpatizantes não é tarefa fácil, e talvez por essa razão, devesse ser melhor nem tentar.
Ter uma marca não é mais que definir um território e atuar sobre o mesmo. O problema aqui é que os territórios estão continuamente a mudar, por isso temos que estar sempre a trabalhar para estar em linha com os desejos do território. Um exemplo muito interessante para verificar estas constantes mudanças é na importância dada ao sócio.

Se num passado próximo, o facto de alguém ser sócio do Sporting era para “ajudar o clube”, hoje em dia essas mesmas pessoas reclamam uma contrapartida. 
Neste momento, um adepto quando decide ser sócio do Sporting, está a criar uma relação com variadas marcas que o vão beneficiar, maioritariamente pela forma financeira, na sua vida.



Resolvi enumerar algumas iniciativas que a equipa do Presidente BdC tem feito para potenciar a nossa marca.
Jornal Sporting
SportingTV
Uma das bandeiras do novo presidente. Conseguiu! Acabou-se o discurso de que "não está a dar nada de jeito na televisão". Obrigado!

Nova camisola "Champions League"

Missão Pavilhão

#Ondaverde

O título do post refere que estamos a criar um monstro, quero eu dizer que a marca Sporting está a ser reconstruída e está a crescer. A equipa de marketing e comunicação do meu clube é competente e dinâmica. Não se acomodam ao que já fizeram e a adaptação ao território é constante. Gasto cada vez mais dinheiro com o clube e faço-o retirando retorno desse investimento.

Obrigado!

Adrien S.