sábado, 24 de janeiro de 2015

Remate da Z - Diogo Sá

Diogo Sá é guarda-redes na formação da Associação Académica de Coimbra (AAC) e o entrevistado no Remate da Z. O Diogo, que ainda está no início da carreira, conta como é a sua formação e o que espera para o seu futuro profissional no futebol.

O Diogo levanta a pontinha do véu e dá-nos ainda a conhecer um pouco do próximo entrevistado: Rafael Grácio, treinador do Diogo Sá e dos guarda-redes da formação da AAC.



Z: Quando o Diogo decidiu inscrever-se para começar a treinar e se tornar guarda-redes?
D: Desde os meus 6 anos que me inscrevi para começar a treinar, mas desde pequeno que jogo futebol. No início era só por divertimento, e não era guarda-redes.

Z: Então por que decidiu tornar-se guarda-redes?
D: Eu jogava num clube que não era muito bom e na equipa que eu estava o guarda-redes era um pouco fraco, então com a ajuda do meu pai eu decidi experimentar. Foi aí que vi o futebol de outra forma.

Z: De que forma o Diogo passou a ver o futebol?
D: Antes era simplesmente por divertimento, depois comecei a sentir a tal paixão e a responsabilidade por estar a representar uma equipa.


Z: Sempre foi um sonho participar do mundo do futebol de forma profissional?
D: Claro que sim! E cada vez me esforço mais e dou tudo o que tenho, principalmente nos treinos, onde se evolui. É aí que tenho a ajuda do Rafael Grácio (próximo entrevistado do Remate da Z), sem esta ajuda seria muito complicado ou até impossível.

Z: De que forma o Rafael o influencia e o apoia?
D: O Rafael é uma pessoa que nos ensina a distinguir e a perceber quando é tempo de trabalhar e de treinar. Ele mostra-nos a dificuldade que é tornar o nosso sonho realidade, mas nunca desiste. É uma pessoa alegre e que sabe muito bem o que faz e apoia-me muito psicologicamente.

Z: Como é a sua formação para se tornar profissional?
D: Trabalhar o máximo! Ser humilde, nunca desistir e nunca dizer "não consigo".


Z: De que forma os treinos o influenciam como pessoa?
D: Os treinos ensinam-me a não desistir, quando temos algo que não conseguimos fazer devemos tentar até o fazer, mas também me ensinam a ser uma pessoa que sabe admitir os erros e reconhecer que há sempre alguém melhor que nós.

Z: O Rafael, seu treinador, afirmou que os estudos eram de grande importância. Como concilia os estudos com os treinos?
D: Sim é verdade, há sempre tempo para tudo. Eu tenho sorte em ter um horário bom na escola e conseguir conciliar as duas coisas.

Z: O que espera da sua carreira no futuro?
D: Não lhe consigo responder isso, o sucesso no futebol tem sempre uma questão de sorte mas irei continuar a trabalhar.

Z: Então, qual seria o resultado ideal para você, caso conseguisse?
D: O resultado ideal seria conseguir chegar a ser um guarda-redes profissional.

Z: Em alguma equipa especificamente?
D: Gostaria de o ser na AAC, Sporting CP ou Real Madrid CF.


Z: Acredita que os guarda-redes são reconhecidos devidamente aqui em Portugal?
D: Sim, principalmente os dos 3 grandes.

Z: O que encontra de positivo e negativo nesta busca de vir a ser profissional?
D: No lado positivo, temos o esforço que pode vir a ser recompensado e no lado negativo, temos algumas pessoas, que irão tentar usar-nos.

Z: Já aconteceu isso consigo? De pessoas a quererem usá-lo?
D: No futebol, não.

Z: Mas então, de que forma está a falar?
D: De me tornar profissional e pessoas usarem-me por dinheiro ou para serem reconhecidas.

Z: Você é adepto de algum clube?
D: Sim, da AAC e do Sporting CP.


Z: Mas qual considera ser a melhor equipa do mundo atualmente?
D: Real Madrid CF.

Z: E o melhor jogador?
D: Melhor jogador: Cristiano Ronaldo.


Z: O melhor guarda-redes?
D: Melhor guarda-redes: Neuer.

Z: Neuer seria como uma inspiração para a sua profissão futura?
D: Para inspiração teria Rui Patrício, mais do que Manuel Neuer.


Z: Se considera Manuel Neuer o melhor do mundo, porque é que Rui Patrício é a sua inspiração?
D: Eu consigo diferenciar o melhor e mais completo guarda-redes do mundo daquele que considero ser a minha inspiração, sendo assim Rui Patrício adequa-se mais a mim.

Z: Mas quando diz que ele se adequa mais a você, quer dizer que você tem uma característica específica de jogar?
D: Tenho algumas características parecidas com os dois no modo de jogar.

Z: E quais são essas características?
D: Com o Neuer, identifico-me na forma como joga bem mais à frente no terreno do que o normal. Já com o Patrício está relacionado no modo de ele defender e o modo como incentiva a equipa.

Z: Há algum momento da sua carreira que o tenha marcado?
D: Quando paro e penso no que o mister Rafael Grácio me tornou. Isto é, eu não me empenhava nada nos treinos e o Rafael chamou-me a atenção das situações, em como ele tinha razão quando dizia que eu podia ser dispensado ou que eu estava em má forma e, a partir daí, abri os olhos e comecei a empenhar-me, dando tudo de mim nos treinos.



Obrigada, Diogo!

Ana Zayara Michelli

Sem comentários :

Enviar um comentário