sábado, 27 de dezembro de 2014

O Bigode do Veloso - Balanço

Com o novo ano à vista, é tempo de revisitar o percurso do Benfica em 2014, pesando acertos e desacertos, sucessos e fracassos, conjeturando o que o foi e o que podia ou devia ter sido. Este exercício de catarse é indispensável à evolução!

O ano que ainda corre foi intenso e marcante para o clube a vários níveis.
As mortes de Eusébio e Coluna – as estrelas mais cintilantes do imaginário benfiquista -, foram um duro golpe na moral de todo e cada um de nós. O primeiro trimestre do ano revelou-se de dor , pesar e consternação. Na senda do pesadelo, aliás, que tinha sido o final da temporada de 2013.

A nível desportivo, curiosa e coincidentemente, todos estes tristes eventos catapultaram a equipa para um sucesso retumbante na restante parte da época. Os jogadores fizeram da dor e do orgulho ferido força e, com muito mérito e brio, acabaram por conquistar todos os títulos nacionais, tendo chegado a mais uma final (a segunda consecutiva!) da Liga Europa.

Independente da cor que cada um vista, o mérito, o esforço, a ambição e a competência têm de ser reconhecidas.

Por outro lado, o ano que finda foi também marcado pela perda de alguns futebolísticas de qualidade superior e outros de potencial elevado, em consequência direta e necessária de uma situação financeira débil. A dificuldades estão a chegar como nunca ao futebol português e já nem os “grandes” são alheios ao facto.

O não aproveitamento de uma formação na qual o clube investe milhões atrás de milhões é um espinho na garganta da maioria dos adeptos. Mas mais do que um desejo da família benfiquista, é a chave para sobreviver nos próximos tempos de míngua.

O seu efetivo aproveitamento é, sem dúvida, uma necessidade a ser trabalhada pela Direção, em 2015. Não obstante, e apesar de todas as críticas e vaticínios de desgraça, a verdade é que o Campeão em título dobra o ano isolado na liderança, por isso, há que ter esperança e acreditar no trabalho diário dos nossos rapazes e do nosso Mister, o “Moisés da Amadora”.

2015 está aí e, com ele, um novo capítulo da nossa longa e honrosa história pronto a ser escrito. Saibamos honrar o passado e conquistar o futuro!

Competência, humildade, respeito, dedicação, orgulho e raça é tudo o que o Clube precisa para triunfar. Apoio, esse, nunca faltará. Na rua, na bancada, no sofá ou no trabalho, a chover ou a fazer sol, os adeptos do Benfica nunca deixarão de se fazer ouvir. Por isso, carrega Benfica, rumo ao 34º!

Feliz 2015 para todos!

Saudações Benfiquistas,


O Damião dos Damiões

Sem comentários :

Enviar um comentário