segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Guilty Pleasure - (Ainda) não é consensual

Ontem acordei com a uma mensagem do Presidente. Admito que sou um grande admirador do BdC pelo que tratei de ler rapidamente a mensagem. Quando terminei lembro-mo de ter pensado: “F%&%, é isto mesmo”. 

Não é uma figura fácil de se gostar, principalmente para os adeptos dos clubes adversários. Mesmo para os nossos, ainda há muitos que não “viram nada” e seguem em críticas mal a equipa de futebol profissional não cumpre. Mas destes não é importante falar, um dia estaremos todos do mesmo lado.

Em 1924, José Salazar Carreira escreveu os 10 Mandamentos do Sporting que tenho a certeza que o Presidente os lê e relê diariamente para nunca fugir do rumo que traçou para o nosso Sporting.
Para esta semana, propus-me esmiuçar cada um dos mandamentos tendo como base a atuação de Bruno de Carvalho (BdC) enquanto presidente.

Esmiuçando e fundamentando:

1.º Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas.



2.º Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear.
Não existe melhor momento para caracterizar este mandamento que a noite da vitória eleitoral. “A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente (...), o Sporting é nosso outra vez!”




3.º Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a coletividade te honra, distinguindo-te como seu representante.
Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida.
Apesar do pouco tempo que o presidente está a liderar o Sporting, já são bastantes os ótimos atos de gestão. Para este mandamento destaco uma negociação que trouxe para Alvalade um monstro do futebol – Nani! Honro o presidente por esta dádiva! Escrevi em Outubro queNão tenho qualquer pretensão de saber se o Man Utd o pode resgatar em Janeiro, se no final da época continua no Grande Sporting ou se já se sente cansado. O meu único pensamento, em relação ao Luís Carlos Almeida Cunha, é que tenho o prazer de o ver jogar há 71 dias, e esse privilégio, já ninguém me tira!”. Obrigado!




4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.
Durante anos, BdC criticou a forma como o clube estava ser gerido financeiramente. O rumo que estava tomar, iria levar à falência e consequentemente ao desaparecimento daquilo que mais gostamos. Assim que tomou posse, a reestruturação financeira tinha que ser uma realidade. 




A sua aprovação em assembleia geral era uma obrigação e o caminho começou. Depois de um ano e meio, já se deslumbra trabalho feito. Ainda há pouco tempo, recuperámos os passes de muitos jogadores e tivemos uma receita bastante superior ao habitual com a Macron.




5.º Lembra-te que Diretores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.




6.º Nunca em público amesquinhes os atos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus atos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.
No início da relação com GRANDE Manuel Fernandes houve algumas trocas de argumentos nos media. A situação estava a ficar descontrolada e a azia já se fazia notar em ambas as partes até que certamente o BdC leu este mandamento. A partir daí tudo mudou e neste momento o Manel já cá está!



7.º Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos.
A nova campanha lançada pelo Sporting para cativar novos sócios está fantástica. Queremos mais amigos para que nos sintamos mais fortes. Individualmente somos fortes mas em grupos seremos invencíveis. #estanahora.




8.º Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença.
Eu estava lá e é uma sensação ótima. Quando vês sair o teu presidente do túnel do rival, depois de uma derrota, para te aplaudir é incrível.




9.º Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns milhares de corações.
Nós somos milhares e queremos muito ser campeões. Ainda não houve “transes dolorosos” para que a fé fosse abalada porque estamos juntos!




10.º Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente: ‘Ganhámos!’





Saudações Leoninas
Adrien S.

Sem comentários :

Enviar um comentário