quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mística do Dragão - Uma curva à direita

O dono da lateral direita do FC Porto é o mais recente galardoado Dragão de Ouro na categoria de Atleta do Ano.
Danilo, jovem brasileiro de 23 anos, transferiu-se em 2011 do Santos para o FC Porto por uma quantia choruda, 13 milhões de euros, tornando na 2ª transferência mais cara da história do FC Porto, logo atrás dos 19M pagos por Hulk. O peso desse montante foi predominante da tardia adaptação de Danilo ao estilo do futebol europeu e particularmente ao campeonato português, na medida em que a exigência dos adeptos portistas não facilitou a vida do brasileiro.

É de salientar que, nas primeiras épocas de Danilo, 80% dos golos sofridos pelo FC Porto eram pelo lado direito da defesa. E apenas uma em cada vinte recuperações de bola da defesa portista era efetuada pelo brasileiro.

Mas, apesar da estatística e da difícil adaptação, esteve sempre bem patente a qualidade e o potencial deste jogador.

Com a vinda de Lopetegui e apesar do estilo de jogo ofensivo, a defesa azul e branca tem sido um muro quase intransponível e Danilo subiu de forma exponencialmente. Muito compacto a defender e uma autêntica bala a sair para o ataque, Danilo tem sido um dos elementos fulcrais deste novo FC Porto,  e começa a fazer valer os tais 13 milhões. Não sendo, portanto, de estranhar a sua chamada à seleção brasileira bem como o interesse dos principais tubarões europeus.


Estou a adorar ver a raça com que Danilo entra em campo e de ver que, este ano, apesar de só ter falhado um jogo (em Paços de Ferreira), não se tem notado o tal cansaço que no ano passado o próprio tantas vezes referiu.
 
Está visto que, com crer, raça e ambição só o céu é o limite e no final deste ano queremos voltar a ver o Danilo pintado de emoção.



Cristiano Mão de Ferro do Vale


Sem comentários :

Enviar um comentário