domingo, 7 de dezembro de 2014

Remate ao Lado - Estreia

Corria o ano de 1875, quando na freguesia da Camacha na Ilha de Madeira, se jogou o primeiro jogo de futebol em Portugal. O jovem estudante inglês Harry Hinton residente na ilha, trouxe de Londres uma bola, e após explicar as regras ao seu grupo de amigos, fez-se história. Esse jogo rapidamente se tornou popular. 

O passa palavra foi fundamental para que mais e mais pessoas aprendessem as regras e fizessem crescer o Jogo. Atingiu uma dimensão e importância a todos os níveis na nossa sociedade que por certo, nesse tempo, ninguém esperaria.

139 anos depois, este blog é feito por e para apaixonados por Futebol e por tudo o que lhe diz respeito. Aquele que é universalmente reconhecido como "Desporto-rei" é a metáfora perfeita dos tempos actuais: altamente competitivo, em constante mudança e causador de profundos ódios e paixões.

O futebol é muito mais que desporto, é uma indústria, um negócio milionário que movimenta milhões. Patrocínios, receitas de transmissões televisivas e apostas online. Fundos de investimento investem e especulam cada vez mais nos seus principais activos, os verdadeiros artistas que são o centro de todas as atenções: os jogadores.

É também por excelência um tema onde se perde toda a racionalidade na argumentação. Todas as conversas, quer sejam no círculo de amigos, no café à beira do estádio ou no estúdio de televisão em horário nobre, são dominadas, não por uma linha de pensamento e análise crítica, mas por um instinto primário de amor ao emblema do seu clube. Exponenciado por um ódio visceral aos seus eternos rivais.

O futebol é o ópio do povo. Em tempos se disse que Portugal era Fátima, Fado e… Futebol. Pode dizer-se que é o equivalente moderno das lutas de gladiadores na Roma antiga. É mais do que tudo um mundo fascinante e arrebatador que merece uma reflexão profunda sobre a qual vou tentar finalizar quinzenalmente com um Remate Certeiro.


Ricardo F,






Sem comentários :

Enviar um comentário