domingo, 21 de dezembro de 2014

Remate ao lado - 7 lições que podemos aprender com Mourinho

Ninguém fica indiferente a José Mourinho. O melhor treinador de futebol do mundo é português e dispensa apresentações. O Special One, como um dia se apresentou, é sinónimo de sucesso no mundo do futebol.
É um verdadeiro líder, com qualidades e competências únicas, com um trabalho reconhecido e invejado por muitos. Aqui estão 7 lições, que todos podemos aprender com José Mourinho:



1 - Confiança
Na famosa conferência de imprensa de apresentação como treinador do F. C. Porto, fez esta declaração bastante polémica:

"Não quero dizer mais nada. A única coisa que quero dizer é que somos os melhores e em condições normais somos muito melhores. Em condições normais vamos ser campeões. Em condições anormais também vamos ser campeões!” – no Porto, em 2003

Depois de passarem todos estes anos não é difícil perceber que Mourinho estava certo, nessa altura e em tantas outras. No entanto, quando ainda se é um relativo desconhecido e temos de provar que somos bons, é muito importante projetar confiança, mas estar sempre pronto para admitir os nossos erros.


2 – Foco 
Mourinho, ao longo da sua carreira, teve sempre bem presente qual o seu objetivo: a vitória. No futebol, como em tudo o resto, devemo-nos focar no nosso objetivo final e atuar em conformidade. Se assim não for corremos o risco de nos dispersar e com isso passar um sinal de indecisão e fraqueza para a nossa equipa.

I won’t Say We have to win. 
I won’t Put that pressure. 
But we can’t loose.




3 - Família 
Por muita ambição que se tenha, enquanto estamos a perseguir os nossos sonhos e a atingir os nossos objetivos, nada disso realmente interessa se descurarmos a vida familiar. Mourinho foi sempre o primeiro defensor daqueles que lhe são próximos. A família é também o seu refúgio quando as coisas lhe correm menos bem. Por várias vezes referiu que ia buscar os filhos ao colégio na segunda-feira seguinte à derrota do fim de semana. Muitos pensam que ser bem sucedido significa abdicar da vida pessoal e sacrificar a família. Mourinho mostra que a família é realmente o mais importante e que é essencial um equilíbrio entre o mundo pessoal e profissional para ser realmente bem sucedido. 




4 -  Dedicação e trabalho 
Mourinho sabe que antes de exigir aos outros, um verdadeiro líder tem de dar o exemplo. Na dedicação e forma de encarar os problemas, desafios: 

"Passei meses a estudar italiano cinco horas por dia para comunicar com imprensa, adeptos e jogadores. Claudio Ranieri passou 5 anos em Inglaterra e tem dificuldades ainda hoje em dizer ‘bom dia’ ou ‘boa  tarde’.” – após Ranieri criticá-lo pelos seus métodos de treino.
Esta declaração mostra que, para além de um empenho notável, para Mourinho o ataque é a melhor defesa. Foi com essa atitude, mas sobretudo com trabalho árduo, muitas vezes com dias de 16h de trabalho, que triunfou em alguns dos melhores clubes do mundo: FC Porto, Chelsea, Inter e Real Madrid.
A dedicação pressupõe também exigência e os seus jogadores sabem bem disso:

“I would rather play with 10 men, than wait for a player who is late for the bus”


5 - Trabalho sob pressão
Mourinho dá-se bem com a pressão. Não a evita. Pelo contrário, assume-a por completo. Nas conferências de imprensa, na relação com a Direção, nos jogos e fora deles, para libertar os seus jogadores, para que estes façam aquilo que sabem melhor: jogar futebol. Isto é uma lição especialmente valiosa para qualquer gestor que quer tirar o máximo dos seus colaboradores e assim atingir os objectivos.  

Pressure? 
What pressure? 
Pressure is poor people in the world trying to feed their families. Working from dawn till dusk just to feed their young. There is no pressure in football. 
Everybody wants Chelsea to lose a game. When they do they should declare a public holiday.


6 - Amar aquilo que se faz 
José Mourinho vive para o futebol. Para além do ser o seu trabalho é a sua grande paixão. Se assim não fosse não conseguiria dedicar-se e ter sucesso ao longo de todos estes anos ao mais alto nível. Para se ter sucesso é essencial gostar daquilo que se faz. Não há segredos. Esse é o primeiro requisito e talvez o mais importante.



7 -  Liderança
Por todos os clubes onde passou Mourinho consegue obter dos seus jogadores uma lealdade sem paralelo. Cria uma empatia e relação de confiança com estes que vai muito para além da mera relação profissional. Quando a mãe de Frank Lampard faleceu, José Mourinho treinava o Inter de Milão. Ligava diariamente para apoiar o seu ex-jogador durante esses dias difíceis. 

He rang me every day, every single day. He is the most loyal, the most caring manager I have ever worked with. - Frank Lampard on Jose Mourinho

Um líder preocupa-se verdadeiramente com aqueles que lhe são próximos. A confiança e a lealdade nas equipas são a base do sucesso como tão bem sabe Mourinho. 


Ricardo F.

Sem comentários :

Enviar um comentário